Sim, a FeLiB, nasceu e cresce embalada por um sonho, contribuir para que o Distrito Federal se torne uma sociedade leitor e apaixonada pela literatura!

Desde 1982, esse propósito se materializa anualmente, quando, em total comunhão de interesses, uma multidão de estudantes, educadores, autores, ilustradores, bibliotecários, artistas e leitores, se reúnem na Cidade da Leitura, para celebrar o livro, a autoria, a literatura e o precioso patrimônio artístico e cultural brasileiro.

O Comitê Organizador da 37a FeLiB se inspira no propósito de converter a Feira do Livro de Brasília em retrato de seu tempo e caixa de ressonância para grandes questões contemporâneas. Com esse intuito, propõe a realização de uma edição especialmente focalizada no reconhecimento da importância das criações femininas, a partir do tema: Mulheres a toda prosa.

Apresentado de forma crítica e interpretado sob uma perspectiva estética e sensível, o Mulheres a toda prosa extrapola fronteiras, no sentido de contribuir com o fortalecimento das conexões e representações afetivas do público leitor com a produção literária e artística feminina, oferecendo assim, alternativas de reflexão e espaços de diálogo em torno de suas lutas, causas, ideias, pensamentos e valores.

Escritora Kiusam Regina de Oliveira
Pedagoga, Doutora em Educação e Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo, Kiusam de Oliveira é a escritora homenageada pela FeLiB em 2023.

Com um currículo versátil como sua escrita, não há muito o que Kiusam não faça — de produção cultural à contagem de histórias, a artista é.
Patrona Nyedja Gennari – Contadora de histórias
Nyedja Gennari é professora da secretaria de educação do DF, arte-educadora, alfabetizadora de jovens e adultos, contadora de histórias, escritora, mãe e voluntária em diversos projetos sociais. Cidadã honorária do DF, inova na narração oral não só pelo Brasil.
Professora
Gina Vieira Pontee

Gina Vieira Ponte de Albuquerque é ceilandense e atuou como professora da educação básica na Secretaria de Educação do DF por mais de 30 anos.

É graduada em Letras pela Universidade Católica de Brasília e, pela Universidade de Brasília.

Projeto Social da Leitura

A Biblioteca Comunitária Roedores de Livros, localizada em Ceilândia (DF), promove o acesso ao livro literário e o prazer pela leitura há 17 anos. Seu objetivo é formar leitores críticos e criativos, transformando vidas por meio da cultura e educação.

Com um acervo de mais de 5.000 livros infantojuvenis cuidadosamente selecionados, oferece uma ampla variedade de gêneros, estilos.

Família + Leitora
Aldanei Menegaz de Andrade

Arte-educadora e contadora de histórias, mestre em história cultural, especialista em linguagens artísticas e educação. Atuou durante quase 30 anos na Oficina Pedagógica de Brazlândia com formação continuada de professores.

Assumiu a curadoria dos programas Escola e Família + Leitora da 36ª Feira do Livro de Brasília e atuou também na curadoria da pré e da pós-FeLiB itinerante em 2022.

Escola + Leitora

Sonia Maria Soares dos Reis

Professora e coordenadora pedagógica, possui significativa experiência em mediação de leitura, seleção de acervo bibliográfico e elaboração de projetos e materiais pedagógicos relativos ao livro, à leitura e às bibliotecas.

Exerceu diversos cargos concernentes à política do livro, da leitura e de bibliotecas. Em 2022, desempenhou a Curadoria Pedagógica do Programa Escola + Leitora e elaborou o Guia da 36ª FeLiB.

Quadradinho + Autoral

Natália Cristina Aniceto

Cerratense, poeta, produtora cultural, editora, livreira, oficineira e consultora de autopublicação, Natália fundou a AVÁ Editora em 2017, com a autopublicação Emaranhados. Em 2022, lançou seu segundo livro, intitulado Ventania.

Enquanto editora, já editou e coordenou mais de 160 livros dentro e além da AVÁ. Atuante da FeLiB desde 2019, passou a assinar, em 2022, a curadoria da mostra Quadradinho + Autoral, que acolhe e apoia autores, editoras, academias e criativos da cena in(ter)dependente do Distrito Federal.

Viva RIDE

Nilva Belo de Morais

Natural de Corumbá de Goiás, moradora de Olhos d ́Água – Alexânia|GO. Graduada em pedagogia, pós – graduada na Arte de Contar Histórias, escritora, professora, agente de Leitura do Programa Mala do Livro do GDF, é diretora da Mesorregião Leste da FETEG – Federação de Teatro de Goiás.

Criou em 2008 o projeto sócio – cultural de leitura: Carroça da Leitura, denominado LEITUREGUA, premiado dentro e fora do Brasil. Participou em 2018 da Coletânea da ALETRAS – Toda Prosa e Toda Poesia, em 2019, como coautora do livro de literatura infantil: “Uma aventura pra lá de Doce”.

Câmara do Livro de Brasília

Realização:

Parceria: